O que você não pode esquecer na hora de iniciar a montagem da mesa, é qual será o cardápio.
Mesa formal:
- Sempre trabalhe de fora para dentro. Isso significa que o garfo que está na extremidade de fora será o primeiro a ser usado e isso se aplica para todos os talheres.
- Garfos ficam à esquerda dos pratos e as facas à direita. Se for usada uma colher de sopa, ela estará à direita das facas.
- Os talheres de sobremesa ficam acima dos pratos. O garfo fica com as pontas voltadas para a direita e a colher de sobremesa estará voltada para a esquerda.
- O guardanapo deve ser colocado totalmente à esquerda, a não ser que ele esteja sendo usado como decoração (com uma amarração ou uma forma especial de dobra). Então ele pode ser colocado onde o anfitrião decidir.
- Se for servido pão e manteiga, deverá ser posto um prato e uma faca de manteiga na parte superior esquerda da mesa.
- Os pratos são empilhados de acordo com a ordem em que o jantar será servido. O prato para a refeição principal ficará abaixo de todos, logo acima salada ou aperitivo e a tigela de sopa.
- Em relação às taças, geralmente a taça de água é a que tem o maior diâmetro. As taças devem ser colocadas ao lado direito superior à mesa. A taça de água fica mais à esquerda, seguida das taças de vinho branco e tinto.
- Lembrando, que no caso de um jantar FORMAL, se utiliza materiais mais finos, como: prata e cristal.
Mesa informal:
- Pode ser informal, porém coordenado.
- Desde um almoço em família como entre amigos, montar uma mesa com todo o cuidado e carinho, faz toda a diferença.
Mesa dia a dia:
- Mesmo no dia a dia, não deixe de montar uma mesa, nem que seja apenas o básico, é importante na medida do possível, desfrutar desse momento com tranquilidade e harmonia, principalmente com o corre, corre do nosso dia a dia.
Acredito, que com essas dicas você se sairá muito bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário