segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Copa das Confederações

Brasil, à caminho do mundial!

Um Evento grandioso, envolvendo milhões de pessoas, com um só objetivo: 

Mostrar ao MUNDO, que somos capazes de fazer acontecer e até mesmo vencer, como foi na Copa das Confederações.

Quero compartilhar com vocês, algumas experiências que tive, como espectadora e profissional, devido alguns trabalhos que prestei, na Copa das Confederações.

A intenção do meu blog,  não tem nada a ver com "política", apenas quero pontuar o lado positivo e negativo de um grande evento, onde a nação teve total participação, com seus milhares de torcedores, nacionais e internacionais.

Em primeiro momento, senti um certo medo se o Brasil teria capacidade ou não de sediar a Copa, se haveria estrutura para isso.

Generalizando, acho que o povo ainda luta muito contra o aprendizado de uma outra língua, como o Inglês!

Poderíamos falar, que é a falta de cultura ou a falta de dinheiro, mas não, ainda existem algumas pessoas com poder  socioeconômico  bom e mesmo assim, sem interesse para falar outra língua e isso nos torna ainda, um país muito precário para assessorar estrangeiros, que aqui vieram para ver a Copa.

Em Brasília, onde foi a abertura, senti a falta de informações nas proximidades do estádio, tanto para os estrangeiros quanto para nós brasileiros, pessoas ainda não muito informadas e ocupavam postos,  para orientar os que ali chegavam!

Filas enormes, para retirar às credenciais, nem cheguei na questão dos ingressos, mesmo porque o brasileiro sempre deixa para a última hora, estou falando das pessoas que estavam indo para executar algum tipo de trabalho, como eu!

Achei, que o policiamento foi bem concentrado na área do estádio Mané Garrincha, para que os manifestantes não se aproximassem dos bolsões que davam acesso ao estádio, porém não houve um preparo em questão do cuidado direcionado ao trajeto dos torcedores até ao estádio.

O estádio lindíssimo, muito bem equipado, com cadeiras para os torcedores, banheiros grandes e excelentes, mas o serviço de comida e bebida, para nós em eventos chamamos de A&B,  estavam caríssimos  e sem estrutura para atender, não tinham troco suficiente e com isso as filas eram enormes!!!!

As demais cidades, acredito que tiveram seus acertos e suas deficiências isso faz parte, para no amanhã tudo ser solucionado da melhor forma possível.

Rio de Janeiro, foi a grande final esperada por todos nós e com muitas expectativas, não apenas em relação ao jogo, mas como seria o Rio, diante de tantas manifestações previstas para a CIDADE MARAVILHOSA e qual seria o esquema de segurança, para com o público estimado.....

Tiveram vários focos de manifestações organizadas , com algumas exceções onde baderneiros, quiseram estragar o que o povo com muita civilização vem obtendo resultados positivos.

Policiamento foi impecável, nunca vi o Rio tão bem estruturado, como naqueles dias.

Copacabana, com policiamento em toda a extensão, nas vias de acesso ao estádio, para tudo quanto era lado, havia sempre um grupo de policiais, em motos, viaturas....

Dia do jogo, resolvi ir de metrô, vou ser bem sincera, estava bem apreensiva, mas encarei e fui.

Fiquei impressionada com a organização, voluntários na entrada das estações , funcionários do metrô avisavam para aqueles que não sabiam ainda, que o ingresso dava direito  a passagem livre para o metrô e ônibus, voluntários nas estações orientando os torcedores, qual era a estação mais indicada para o setor do ingresso, que a pessoa tinha em mãos...

Ao sair da estação rumo ao estádio, batedores da policia, com viaturas, helicópteros e cordões humanos, protegiam à todos os torcedores, foi algo de se emocionar, só quem estava  lá pode ver e sentir, como foi seguro, ver torcedores com suas famílias, crianças, senhores, deficientes, tendo todo aquele resguardo, o Secretário  da Segurança do Rio, está de PARABÉNS!!!!

O jogo, foi uma emoção só, sem palavras para dizer o que foi!!!!!....

É uma emoção tão grande, que você abraça às pessoas ao seu lado, como se fossem da sua família, pessoas que nunca mais veremos e que dividiram a mesma alegria, por 90 minutos e que em algum lugar do mundo, estão agora!


O som do grito de uma torcida como essa, em um dos maiores estádio do mundo, não tem palavras para descrever, só vivenciando para saber o que é!



BRASIL, você sabe fazer e fará mais bonito do que foi!

Pra frente BRASIL!!!!!....


by Paula Truffi 


e-mail.: paula.truffi@asduasprojetos.com.br











Nenhum comentário:

Postar um comentário